Com o intuito de levar tecnologia e acesso as informações para população Indígena do município de Paranhos, a Presidente da Câmara Municipal de Paranhos Elizabeth Brites (Professora Beth), acompanhado do Vereador Denilson Rafaine estiveram em Campo Grande, na sede do SENAR-MS em audiência com O Superintendente do órgão Lucas Galvan, no dia 25 de abril do corrente ano, reivindicando para Comunidade Indígena TI Arroyo Kora a implantação de um Polo do SENAR ON naquela localidade.
SENAR ON e um programa que leva tecnologia a população do campo distante da cidade, com instalação de Internet e disponibiliza para população utilizarem para Pesquisas de estudantes, já existem três polos instalados no município de Paranhos, um na Aldeia Paraguassu, um na aldeia Pirajuí e outro na vila Taquaperi. E agora foi contemplado a Aldeia Arroyo Kora.
Cada sala conectada conta com internet via satélite, modem, roteador, televisão e notebook. “A nossa missão é levar a educação profissionalizante de forma gratuita à população rural. Com esse trabalho, atingimos estratégias locais, algumas com dificuldades de acesso, como assentamentos, aldeias indígenas, propriedades e escolas rurais”, as unidades estão transformando vidas. “Caso alguém precise usar a internet, pode ir a um dos polos e usufruir gratuitamente. Também são realizados treinamentos do Senar/MS e reuniões de grupos da região, comentou Lucas Galvan.
Os vereadores receberam com bastante alegria e entusiasmo a notícia do Superintendente de que em breve será instalado o Polo na Comunidade solicitada e se colocou à disposição de todos e enfatizou que os vereadores mantivessem contato com o Sindicato Rural local, que é o parceiro do SENAR nos municípios em relação aos programas e projetos educacionais para o produtor e o trabalhador rural.